Bem-vindo à Norópolis

Mary Halvorson (EUA)

foto: Peter Gannushkin
Informal - Festival de Improvisação
Mary Halvorson
- guitarra

06.08.14 - quarta - 20h30 pontualmente
Centro Cultural São Paulo (Sala Lima Barreto): Rua Vergueiro 1000 (saída do metrô Vergueiro); São Paulo/SP
Grátis
A guitarrista norte americana Mary Halvorson se apresenta dia 06 de agosto no Centro Cultural São Paulo.  Uma das grandes guitarristas de improvisação da atualidade, Mary Halvorson está ativa em New York desde 2002 e seguindo seus estudos de jazz na Wesleyan University. Críticos a chamam de "talento singular" (Lloys Sachs, JazzTimes), "a improvisadora de NYC de maiores predicativos" (Howard Mandel, City Arts), "uma das mais excitantes e originais guitarristas no jazz atual" (Steve Dollar, Wall Street Journal). 

Depois de três anos de estudos com o visionário compositor e saxofonista Anthony Braxton, Mary Halvorson passou a ser integrante ativa de seus grupos, incluindo seu trio, quarteto, septeto entre outras formações. Até o momento ela aparece em seis gravações ao lado de Braxton.

Mary está sempre se apresentando com o guitarrista Marc Ribot na banda Sun Ship e com o baixista Trevor Dunn em seu Convulsant Trio. Em mais de uma década de carreira ela tocou ao lado de diversos bandleaders como Tim Berne, Taylor Ho Bynum, Tomas Fujiwara,  Curtis Hasselbring, Myra Melford, Jason Moran, Joe Morris, Tom Rainey e Mike Reed.

Como líder e compositora, seu trio com o baixista John Hébert e o baterista Ches Smith desde o lançamento de seu álbum de estréia "Dragon´s Head" a banda foi mencionada como "rising star jazz band" pela publicação Down Beat por cinco anos consecutivos.             Seu quinteto, adicionando o trompetista Jonathan Finlayson e o saxofonista (alto) Jon Irabagon lançaram dois discos muito bem recebidos pela crítica especializada "Saturn Sings" e "Bending Bridges". E mais recentemente Mary convidou a saxofonista tenor Ingrid Laubrock e o trombonista Jacob Garchik, formando um septeto. Halvorson ainda possui um duo com a violinista Jessica Pavone, uma banda de avant rock chamada People e os coletivos musicais Thumbscrew e Secret Keeper.