Bem-vindo à Norópolis

  Contratar shows:
Angela  11 99133-5183
Fred  11 97638-9646
 contato@noropolis.net
  Receba os infos da Norópolis:
foto de fundo: Melhor que TV

Chicago Underground Duo (EUA)


Rob Mazurek - cornet, eletrônicos, voz
Chad Taylor - bateria, mbira, eletrônicos

Formado pelo baterista/percussionista Chad Taylor (Iron and Wine, Marc Ribot) e pelo trumpetista Rob Mazurek (Exploding Star Orchestra, São Paulo Underground, Starlicker, Pulsar Quartet, entre outros), o Chicago Underground Duo iniciou suas atividades em 1997, inicialmente como parte de um coletivo encabeçado por Rob e voltado para a música improvisada/jazz avant-garde. Ao longo do tempo este coletivo apresentou formações em duo, trio, quarteto e orchestra, tendo seus discos lançados pelas gravadoras Thrill Jockey e Delmark.

Destas formações, o duo Mazurek & Taylor se firmou como um dos grandes nomes da música instrumental contemporânea surgida em Chicago nos anos 90, mostrando sua mistura de improvisação com partes compostas, lançando mão de manipulações eletrônicas para construir seu trabalho.

Juntos há 15 anos, tocando ao redor do mundo e lançando discos continuamente, o CUD chega a São Paulo para apresentar o show do seu mais recente álbum "Age of Energy", lançado em março pelo selo norte-americano Northern Spy.

Age of Energy é o sexto lançamento do duo. Foi praticamente todo gravado ao vivo durante uma tour pelas costas leste e oeste dos Estados Unidos e posteriormente levado ao estúdio para algumas edições. Tematicamente o álbum foi concebido com um equilíbrio entre experiências controláveis e incontroláveis. Computadores, sintetizadores e baterias eletrônicas em pulsação com elementos tadicionais como a mbira africana.

"Winds and Sweeping Pines" abre o registro com Chad e Rob tocando sintetizadores e eletrônicos quando então entram bateria e cornet improvisando em torno da massa de graves criada no clássico estilo do CUD. "It’s Alright" é uma peça concebida com elementos eletroacústicos, iniciando com um drone e incorporando atíssimas e baixas frequências. "Castle In Your Heart" é baseada na tradicional música Shona do Zimbabwe e é uma composição totalmente acústica. "Age of Energy" fecha o disco de forma intensa, trabalhada na aternância de ciclos rítmicos em torno de um pedal dissonante. Esta faixa foi gravada ao vivo em estúdio, sem overdubs.

Uma curiosidade a respeito da discografia do Chicago Underground Duo: o álbum anterior, "Boca Negra" (2010/Thrill Jockey), foi gravado em São Paulo no Estúdio El Rocha pelo engenheiro de som Fernando Sanches e produzido por Matt Lux (Isotope 217, Iron and Wine, Exploding Star Orchestra e Pulsar Quartet),amigo de longa data de Rob e Chad.

*Discografia
• Age of Energy (2012 / Northern Spy)
• Boca Negra (2010 / Thrill Jockey)
• In Praise of Shadows (2006 / Thrill Jockey)
• Axis & Alignment (2002 / Thrill Jockey)
• Synestesia (2000 / Thrill Jockey)
• 12 Degrees of Freedom (1998 / Thrill Jockey)
 Rob Mazurek
 São Paulo Underground
"Mazurek is a player of great poise and elegance, while Taylor’s deftness, imagination and formidable technical skill always make his playing a joy to listen to… from the densest meshes to the sparsest near silent passage, each sonic cypher, beat and note seem to be leading somewhere, to have been made with a purpose." Mike Barnes, The Wire
"Their stripped-down duo minimal approach to music produces an apocalypse of sound." Mike Corroto, All About Jazz
 Chicago Underground Duo - Green Ants (Boca Negra)
 Chicago Underground Duo - Lifelines (Axis and Alignment)